Outubro Rosa

Neste Outubro Rosa, queremos ressaltar que o peito feminino ou mama, tanto por sua função como por sua forma, tem importância central, simbolizando a maternidade e a sensualidade. A mulher por natureza tem o dom de abraçar, trazer para seu peito e aconchegar aqueles que ama, um porto seguro, para proteger sua prole e seus queridos.

Mas algo aterrorizador sonda essa área tão encantadora, principalmente, desse ser chamado mulher. O câncer de mama.

Segundo uma pesquisa sobre a incidência de câncer no Brasil feita pelo INCA, estima-se que em 2014/2015 o Brasil teve 576 mil casos de câncer.

Caso não seja identificado logo no início, o câncer pode evoluir para um quadro mais complicado, levando à quimioterapia ou em muitos casos para a mastectomia radical ou parcial, que consiste na retirada da glândula mamária, juntamente com a retirada de músculos peitorais. Nesse tipo de cirurgia a mulher perde parte ou todo o complexo areolo-mamilar.

Além de uma agressão física, essa cirugia causa uma agressão emocional fazendo com que muitas mulheres se sintam menos feminina, trazendo com as cicatrizes a baixa auto-estima. Ela nunca se esquecerá da doença.

A detecção precoce é uma estratégia fundamental na luta contra o câncer de mama, pois, quanto menor o tumor, maior a probabilidade de vencer a doença, sendo assim, quanto antes descobrir melhor será o resultado dos tratamentos.

Por isto a campanha de conscientização Outubro Rosa, ganha a cada dia mais força em todo o mundo, inclusive no Brasil, e a ABM tem orgulho de participar desta campanha tão bela.

Sendo assim, resolvemos publicar como fazer o auto-exame e algumas dicas para que, caso exista o cancer de mama, seja detectado logo no início.

 

Autoexame

Observe-se

Fique em pé diante o espelho e levante o braços. Certifique-se da ausência de inchaços, calombos, alterações de coloração ou qualquer outra alteração.

Toque-se em pé

Diante do espelho e com uma das mãos atrás da cabeça, toque, com as pontas dos dedos o seio, o mamilo e as axilas. Verifique a ocorrência de dor, nódulos, caroços ou de líquidos que saiam dos mamilos. Se houver qualquer alteração, procure um médico.

Toque-se deitada

Deitada na cama e com uma das mãos atrás da cabeça, toque, com as pontas dos dedos o seio, o mamilo e as axilas. Verificando as mesmas ocorrências do passo anterior.

Oriente-se

Os seios devem ser examinados em todas as direções como mostram as imagens abaixo.

Além do autoexame, precisamos estar ao lado de nossa principal arma para sair vitoriosa, a mamografia, procedimento médico de detecção que deve ser realizada uma vez por ano em toda mulher com 40 anos ou mais, idade que o risco da doença aumenta significativamente.

A mamografia é o único exame diagnóstico capaz de detectar o câncer de mama quando ele ainda tem menos de 1 centímetro. Com esse tamanho, o nódulo ainda não pode ser palpado. Mas é com esse tamanho que ele pode ser curado em até 95% dos casos.

Então, POR FAVOR, façam os ‘checkups’ anuais, não aguardem o Outubro Rosa para fazer os exames, estamos combinadas?

Micropigmentação Estética Paramédica

No pior das hipóteses, existe uma técnica para auxiliar mulheres que passaram pela mastectomia, a Micropigmentação Estética Paramédica, um procedimento que através de técnicas de implantação de tinta e desenhos 3D recria o desenho do complexo mamário devolvendo a beleza estética aos seios.

É satisfatório saber que através de pincéis de metal é possível concluir um trabalho tão lindo e tão desejado, inevitável é segurar as lágrimas quando essa paciente se olha no espelho emocionada, te abraça e te agradece se sentindo tão plena e tão feliz.

Conheça a história da Sra. Regina e da Cris, duas vitoriosas que superaram o câncer através da Mastectomia Radical e vieram a Academia Brasileira de Micropigmentação para recuperar a autoestima.
Exemplos a serem seguidos. <3

ATENÇÃO!

Homens, fiquem atentos também, esta doença NÃO é exclusividade das mulheres.

Bom, é isto!

Espero que essas informações tenham ajudado a todas e que tornem o autoexame de prevenção um hábito!

Quem gostou, curte, comente ou compartilhe, o importante é participar :D

Caso queira saber mais, acesse Mulher Consciente e o site da campanha, muitas das informações foram retiradas de lá. ;)

Outras Áreas da Estética Paramédica

Conheça a história do meu novo amigo, Jefferson. Ele sofreu um acidente de trabalho há 5 anos, uma descarga elétrica de 16.000 Watts.
Assista o depoimento dele e o resultado deste belo procedimento.

Depoimento emocionante de Marcia Barata, são histórias como essa que faz cada fio valer a pena. Tente não chorar.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *