contato

    Ligue pra mim

    Perguntas Frequentes

    O que é Micropigmentação??

    A micropigmentação, também conhecida por maquiagem definitiva  ou  permanente, é um procedimento semelhante a tatuagem, mas visa trabalhar a estética facial e corporal dando expressão ao procedimento mais próximo do real e não do artístico como na tatuagem. É uma técnica de arte e criação, com um propósito claro, embelezar e corrigir.

    Quais as diferenças entre Micropigmentação e Tatuagem??

    Apesar de semelhantes, existem diferenças entre ambas.

    A micropigmentação é feita na parte superficial da camada da pele, atingindo apenas a Epiderme (1° camada), região que sofre renovação celular constante, e consequentemente, desbotando gradativamente a sua cor.

    Outra diferença é a maquina de trabalho que possui rotação menor do que uma máquina de tatuagem, permitindo maior controle sobre o equipamento e podendo assim desenhar fios de sobrancelhas, corrigir imperfeições e até fazer procedimentos paramédicos e capilares.

    Qualquer um pode fazer Micropigmentação??

    Não.

    Existem algumas restrições médicas que devem ser respeitadas, exemplo, em caso de câncer, hepatite, hemofilia e diabetes, os procedimentos devem ser feitos somente sob autorização médica por escrito.

    Delineador nos olhos também não deverão ser feito em pessoas com Glaucoma.

    E por questões éticas também não se aconselha fazer em grávidas e lactantes.

    O procedimento é dolorido??

    De maneira alguma, se a profissional tem conhecimento e familiaridade com a altura das agulhas, as técnicas de implantação de tinta e acesso a um bom anestésico para ser usado meia hora antes do procedimento e durante o mesmo, você sentirá no máximo um desconforto.

    Quanto tempo demora para se fazer o procedimento??

    O tempo pode variar entre qualidade da pele a ser micropigmentada, a tamanho da área do procedimento (variam bastante entre sobrancelha e mamas, por exemplo) e a técnica a ser usada.

    Para uma sobrancelha Fio-a-Fio, demora-se em média de uma hora e meia à duas horas, contando entre tempo de anestésico e procedimento.

    Que cuidados deve-se ter após a Micropigmentação??

    Evite molhar durante as primeiras 8 horas e água quente durante os quatro primeiros dias.

    Evite também sol, piscina e principalmente banho de mar.

    As casquinhas formadas durante a cicatrização são mecanismos de proteção do seu organismo, então evite arrancadas e passe uma pomada cicatrizante indicada pela sua profissional.

    É preciso fazer manutenção??

    Sim! A micropigmentação é feita em duas etapas:

    1. No primeiro encontro trabalhamos o design, a cor e estudamos as técnicas a serem trabalhadas. Em seguida é feito o procedimento normalmente.
    2. Após 30 dias, deve-se regressar à profissional para que possa ser analisada a qualidade da fixação do pigmento e a reação da sua pele com a cor. Aproveita-se também para ajustar o design se necessário, consertar falhas ou imperfeições que podem ter ocorrido durante a cicatrização.

    Após esses procedimentos a micropigmentação irá desbotar gradativamente devido a renovação celular, por isso, é necessário um retoque anual.

    Existem riscos na Micropigmentação??

    Poucos, mas sim.

    Por ser um procedimento manual, existe sempre a possibilidade de se escolher um mal profissional que possa estar desinformado.

    Existem diferenças entre pigmentos e caso não seja usado adequadamente pode-se tornar uma cor laranja ou roxa após poucos meses do procedimento. Mas ainda sim é possível concertar.

    Pigmentos sem ANVISA ou de origem duvidosa somada a uma má técnica de implantação pode causar migração, processo de espalhamento pelas veias e é IRREVERSÍVEL. Veja exemplos aqui.

    Feita corretamente, observando todos os detalhes, técnicas, equipamento, higiene nas mãos de um profissional qualificado, a micropigmentação não oferece riscos a quem opta pelo seu uso.

    O que é Micropigmentação Paramédica e Capilar??

    Paramédica serve para pigmentar cicatrizes, vitiligo, queimaduras, repigmentar leucodermia, correção de lábios acrômicos e hipercrômicos, reconstrução das aréolas, reconstrução em mastectomia, correção da cicatriz periareolar, aumento de aréolas naturalmente pequenas , intensificação da cor de aréolas.
    Capilar- Intenção afixar/depositar o pigmento na região do couro cabeludo através de um processo invasivo da derme simulando/imitando ou causando a ilusão de cabelo ou bulbo capilar.

    Qualquer um pode ser Micropigmentador??

    Claro!

    Obviamente existem algumas pequenas restrições que variam de pessoa para pessoa e podem atrapalhar, por exemplo, fobia de sangue e tremedeira nas mãos, é obrigatoriedade da profissão mexer com sangue e ter mão firme para se fazer um trabalho caprichado.

    Existem outros problemas menores como falta de coordenação motora e ansiedade extrema que pode atrapalhar na hora de fazer um trabalho detalhado, mas com prática e dedicação esses problemas podem ser superados.

    Porque devemos pesquisar a respeito da profissional??

    No mercado há varias irregularidades, tais como: pigmentos não esterilizados, dermógrafos e pigmentos sem ANVISA e cursos de péssima qualidade.
    A profissional tem que saber de altura de agulhas, sobre o produto que usa; designer de sobrancelhas e principalmente sobre colorimetria. O conhecimento sobre colorimetria serve para que a profissional não deixe sua sobrancelha avermelhada, esverdeada ou cinza, mas sim, um castanho mais natural possível.