O melasma é caracterizado por manchas em tons mais escuros na pele, principalmente, na superfície do rosto. Apesar de inofensivo a saúde, pode prejudicar a autoestima de homens e mulheres que possuem esta enfermidade.
Causas do Melasma
Diferente de que muitas pessoas pensam, a idade não é a única a causa do melasma podendo aparece em homens e, com maior probabilidade, em mulheres jovens que se expõe demais ao calor ou aos raios ultravioletas. A gestação ou o uso de anticoncepcionais podem também ser causadores de melasma.
Outros fatores que também causam melasma podem gastrite, úlcera, refluxo, distúrbios da tireoide, depressão e estresse excessivo.
Tudo isso, porque a pessoa está com acidez elevada, aí sai no sol, ele queima e mancha! Portanto, em muitos casos, a causa do melasma é a acidez, que pode ser gerada muitas vezes, por estresse!
Segundo Dr. Alexandre Lima existem três tipos de melasma:
- Melasma Epidérmico: tipo de mancha mais suave na primeira camada da pele.
- Melasma Dérmico: manchas que ocorrem próximas aos vasos superficiais e profundos da pele.
- Melasma Misto: manchas que se espalham em todas as camadas da pele. Podendo ser mais concentrado em um ou em outro.
Tratamento do Melasma
[adinserter block=”3″]
O melasma é uma condição que infelizmente não tem cura, porém, através de procedimentos especializados como laser de baixa frequência e pellings é possível clarear as manchas.
Os tratamentos de melasma citados acima possuem dois benefícios para o paciente, são seguros, não há risco de piora no quadro, e os resultados são visíveis logo no primeiro mês.
Em geral, é possível precaver e evitar o agravamento do quadro de maneira simples e caseira.
Siga estas dicas abaixo para evitar que o melasma apareça.
- Evite ficar por tempo prolongado em lugares com calor excessivo. Além da exposição aos raios UV, o melasma também pode ocorrer caso você se exponha a altas temperaturas, mesmo na sombra.
- Invista em um protetor solar com FPS acima de 50 e amplo espectro, ou seja, que proteja contra os raios UVA e UVB. Existem tembém produtos que diminuem os danos causados pelos raios infravermelhos.
- Opte por um filtro solar com cor de base. Os pigmentos funcionam como uma barreira física e aumentam a proteção. Reaplique o cosmético religiosamente a cada duas horas.
- Quando possível, utilize chapéu de tecido que tenha na trama óxido de titânio, um tipo de filtro solar, e com aba larga, de no mínimo 8 centímetros.
- Ingira pílulas antioxidantes como as cápsulas de Polypodium Leucotomos, até quatro por dia. Elas podem minimizar a ação dos radicais livres em seu organismo.
- Mantenha o tratamento homecare clareador com ativos despigmentantes liberados para o sol. Medicamentos prescritos com vitamina C, ácido elágico, ácido kójico e arbutin são excelentes opções.
- Aplique o homecare a noite antes de dormir.
Seguindo estas dicas você evitará a possibilidade de desenvolver, ou piorar, o melasma, além de ter uma pele mais saudável e bonita.

Matéria Elizabeth Mesquita
Esteticista e Micropigmentadora. Especializada em Micropigmentação Estética Paramédica e Professora na Academia Brasileira de Micropigmentação Eliana Giaretta.