Eliana Giaretta

Liderança Feminina no Mercado de Trabalho

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Cada vez mais observamos o papel das mulheres do século XXI no mercado de trabalho, se adequando de um jeito muito particular a medida em que o mundo foi mudando.

Foram radicais ao decorrer dos anos, a mulher de antigamente, por exemplo, em nada se parece com a mulher deste século, fazendo uma breve retrospectiva do passado podemos observar essa transformação, houve tempo em que a família decidia com quem a mulher ia se casar, um absurdo comparado com hoje onde algumas mulheres simplesmente não querem se casar ou que têm filhos com a ajuda da tecnologia e ciência, podendo escolher quando quer ser mãe, e acreditem, escolhendo o pai do seu filho por uma ficha de triagem.

Na idade média, mulheres que tinham conhecimentos sobre fenômenos da natureza e o usavam para criar seus medicamentos ou chás para determinadas doenças, foram acusadas por bruxaria e lançadas ás fogueiras.[/vc_column_text][vc_row_inner][vc_column_inner width=”2/3″][vc_single_image image=”11718″ img_size=”full” alignment=”center”][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/3″][vc_column_text]Durante séculos o papel da mulher resumiu-se, sobretudo, a sua função de mãe. Com a Revolução Industrial, muitas mulheres passaram a exercer função laboral, embora auferindo uma remuneração muito inferior aos homens. Nesta mesma época algumas trabalhadoras fizeram greve para lutar pelos seus direitos e ao adentrar á fabrica para manifestação, foram trancadas em uma área que “repentinamente” pegou fogo matando mais de 120 trabalhadoras. Este fato ocorreu no dia 08 de Março de 1857, dando origem a data comemorativa “Dia das Mulheres”.[/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_column_text]De volta ao século XXI, onde as mulheres, com suas características peculiares, se tornaram mais comunicativas, disponíveis ao contato social, inteligentes, empaticas e sensíveis ao desejo do consumidor, estabelecendo assim um bom relacionamento entre seus liderados.

A pouco tempo líderes tinham que ter personalidade e traços marcantes que destacassem imponência, hoje, essas características ganham leveza e carisma ao toque feminino.

O mundo sofreu modificações, fato. E quem melhor que as mulheres para entender isso?

Mulheres modernas, contornam, delegam e se adaptam em qualquer situação, fazendo isso com tamanha elegância que se torna natural.

As mulheres trouxeram para o mundo inovação, força e a forma mais delicada de poder, além da beleza incontestavél encontrada nesse ser.

Posso citar o exemplo das mulheres que fizeram a diferença mesmo em tempos difíceis, lutando contra o preconceito da época como Marie Curie (1867-1934), física e química Polonesa que ficou conhecida por suas contribuições sobre radioatividade, ganhou Nobel de física em 1903 e Nobel de química em 1911.

Temos mulheres nas principais lideranças mundiais, o que comprova que estamos ganhando respeito e espaço.

Ainda temos um salário diferente do homem no mercado, mas sob meu ponto de vista, essa situação está mudando, são incontáveis os números de mulheres melhor sucedidas que os homens.

Acredito que esse século é nosso, o mundo ganha mais beleza e delicadeza com mulheres no comando, do escritório de uma executiva a residência da dona de casa multifuncional

Digo ainda, que é um privilégio ser mulher, não pelo que se explica, mas pelo que se sente.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Eliana Giaretta

Sócia proprietária da Academia Brasileira de Micropigmentação, escola com metodologia de ensino Européia para formação de técnicos com excelência em micropigmentação. Representante comercial da Electrik Ink e desenvolvedora das cores para a marca e autora do livro "Dermopigmentação - Arte e Responsabilidade"