Alimentação que trata de você

Neste mundo moderno que está cada vez mais quente devido a destruição da camada de ozônio, temos que nos atentar para a proteção da pele mas na velocidade em que o dia a dia acontece ficamos sem tempo para nos cuidarmos, por isto, separamos dicas de alimentação essenciais para manter a sua pele saudável o ano inteiro.

O estresse diário danifica sua pele, seu cabelo, suas unhas e faz aparecer rugas indesejadas. Você não tem tempo para reparar tudo isso ou evitar que isso aconteça, então, acaba deixando de lado o cuidado necessário para manter uma aparência saudável e desistindo de se cuidar.

Sim, vivemos esse drama moderno mas existe um aliado essencial nessa luta, a sua alimentação! Como diz aquele velho ditado, “você é o que você come”.

Sua saúde, a pele hidratada e sem acne, as unhas fortes e os cabelo brilhantes tem relação direta com o que comemos todos os dias. Qualquer dermatologista reconhece a ligação entre uma alimentação equilibrada e sua beleza, não há segredos, só muita verdura, legumes, frutas e carne de peixe ou frango, em especial.

Preparamos uma lista com alguns dos problemas estéticos mais frequentes e os alimentos que ajudam em sua recuperação:

  • Pele com Acne: Ingira alimentos ricos em ômega 3, uma substância com ação anti-inflamatória. Salmão, sardinha, atum e sementes de chia, por exemplo;
  • Pele Seca: Rabanete, tomate, melancia e melão porque são alimentos ricos em água que vai ajudar a hidratar a pele.
  • Pele Flácida: Frutas ricas em colágeno ajudam a manter a firmeza da pele, como exemplo, laranja, limão, kiwi, tangerina entre outras frutas cítricas.
  • Olheiras: Quinua é um cereal que tem alto valor nutritivo e pode ser encontrado à venda nas lojas de produtos naturais. É uma boa fonte de fitoestrógenos, que estimulam o trabalho dos rins e ajudam a manter os níveis de hormônios equilibrados.
  • Unhas Quebradiças: Boas fontes de minerais fortalecem as unhas e as deixam mais bonitas e resistentes, exemplos são as sementes de abóbora, sementes de girassol sem casca, brócolis, couve-de-bruxelas, lentilha, repolho, carnes magras, feijões e cereais integrais.
  • Lábios Rachados: A vitamina B2 é essencial no tratamento dos lábios rachado, por isto sempre coma vegetais de folhas verde-escuras como rúcula, almeirão, couve e escarola ou coma amêndoa crua e gérmen de trigo.
  • Celulite: Abuse da água, sucos e chás desintoxicantes, como o de bardana, uma raiz encontrada nas feiras. Aumente também a ingestão de pão e macarrão integral, aveia, farelo de trigo, frutas com casca e bagaço, pois são ricos em fibras, diminuem o colesterol, aumentam a saciedade, melhoram o funcionamento intestinal e varrem as toxinas do organismo.
  • Cabelos Frágeis: Ovo, carne magra, iogurte desnatado, queijo branco, leguminosas como feijão ou soja e grãos integrais. Se estiver perdendo cabelo, as causas podem ser hormonais ou falta de ferro, cálcio, potássio e vitamina B6. Contra-ataque com fontes desses nutrientes: brócolis, nozes, feijão, banana e aveia. Para deixá-los bonitos e brilhantes, recorra aos sais minerais contidos nas algas e às proteínas dos brotos, cereais e sementes.

Outra dica importante é evitar alimentos industrializados, principalmente alimentos com muito corante e conservante, como os salgadinhos que só fazem mal à sua saúde e consequentemente a sua beleza.

Evite também aquela irresistível combinação de hambúrguer, batata frita quentinha, refrigerante gelado e sorvete de sobremesa, esta combinação é cheia de gordura e está longe de ajudá-la a deixar a pele e o cabelo mais vistoso. Sim, concordamos que esta dica é dolorida (#chateada).

Agora, tratando de Micropigmentação, temos que nos atentar e auxiliar a recuperação e a cicatrização da pele, adivinhe só, os alimentos também vão te ajudar nessa etapa. Os alimentos cicatrizantes são importantes na recuperação após uma cirurgia porque facilitam a formação do tecido que fecha as feridas e ajudam a diminuir a marca da cicatriz, são eles o leite, o iogurte, a laranja e o abacaxi.

Segue uma lista de vitaminas e minerais que auxiliam na cicatrização pós-cirúrgica:

  • Proteínas: Ajudam na formação de tecido que vai ser necessário para fechar a ferida. São encontradas em carnes magras, ovo, peixe, gelatina, leite e derivados.
  • Ômega 3: Reduz a inflamação facilitando a cicatrização. É encontrado em sardinha, salmão, atum ou sementes de chia.
  • Vitamina K: Ajuda na coagulação parando a hemorragia e facilitando a cicatrização. Pode ser encontrada no brócolis, aspargo ou espinafre.
  • Ferro: Ajuda a manter as células do sangue saudáveis levam os nutrientes ao local da ferida. É encontrado na gema do ovo, no grão-de-bico, na ervilha ou na lentilha.
  • Vitamina E: Melhora a qualidade da pele formada. É encontrada em sementes de girassol, avelã ou amendoim.
  • Vitamina A: Ótima para evitar a inflamação da pele. É encontrada na cenoura, tomate, manga ou beterraba.

Indica-se uma alimentação saudável durante os primeiros quinze dias pós-procedimento de Micropigmentação, porém, manter um hábito alimentação equilibrada lhe trará benefícios a longo prazo, evitando assim a preocupação com probleminhas de pele, cabelo ou unha, mantendo sua beleza de forma saudável.