Eliana Giaretta

PIGMENTOS ORGÂNICOS E INORGÂNICOS – Qual é a diferença?

Na micropigmentação trabalhamos com pigmentos orgânicos e inorgânicos.

✔ Qual a diferença entre pigmento orgânico e pigmento inorgânico?

Pigmento orgânico é aquele que é produzido industrialmente a partir de derivados de petróleo. Comumente o termo “orgânico” é confundido com o termo “natural”, como se fosse extraído da natureza de plantas ou de animais. A química orgânica é aquela cuja estrutura molecular é uma cadeia de carbono e hidrogênio. Este elemento, por meio de processos físico e químicos, transforma-se em todas as cores que conhecemos e que são utilizadas para infinitas aplicações.
Pigmento inorgânico é o elemento derivado dos óxidos de ferro e dióxido de titânio, ou seja, são os produzidos industrialmente com matérias-primas minerais.
Os óxidos de ferro são facilmente encontrados na natureza, porém também são sintetizados em laboratórios que os tornam mais seguros para serem usados e livres de metais pesados.

✔ Quando devemos optar por um pigmento orgânico ou inorgânico?

Muito se discute este assunto. Baseado em minhas pesquisas, posso dizer que, para o cliente, o que importa é o resultado, pois ambos irão conferir cor à pele e se for aplicado com a expertise, ambos terão a mesma durabilidade,
que a técnica permite, podendo o orgânico durar um pouco mais. Fiz testes e concluí que para ambos necessitamos aplicar parâmetros distintos, pois uma característica do pigmento orgânico é que o mesmo tem a permeabilidade facilitada ao entrar na pele, enquanto o pigmento inorgânico, devido sua estrutura química maior, se mantém mais na superfície. Os micropigmentadores
utilizam os pigmentos orgânicos e os pigmentos inorgânicos, mas os tatuadores, utilizam somente os ppigmentos orgânicos com exceção do dióxido de titânio.
Observação importante, o pigmento orgânico é usado em tatuagem certifique-se que no rótulo esteja designado para micropigmentação ok?

error: