Eliana Giaretta

Qual o seu Fototipo de pele?

Fototipo é uma classificação numérica para a coloração da pele em reação à exposição solar. O fototipo é definido pela genética da pessoa e a classificação mais famosa dos fototipos cutâneos é a escala de Fitzpatrick.

Através desta escala é possível classificar os indivíduos de acordo com a reação que ela apre-senta quando exposta ao sol.

Conhecendo esta escala podemos usá-la para definir técnicas de colorimetria para sabermos qual o melhor pigmento para aquela pele e evitar as terríveis sobrancelhas fantasias (roxas, verdes, azuis, laranjas etc.).

Conheça abaixo algumas das características principais de cada fototipo.

Fototipo I

São os clientes com pele muito clara, cabelos ruivos ou loiros e olhos claros. Podem sofrer queimaduras solares graves muito rapidamente.

A pele nunca bronzeia. Esse tipo de pele é muito sensível ao sol, pois pode sofrer queimaduras graves, fica vermelha e inchada. É um tipo de cor de pele muito encontrado no sul do Brasil.

Fototipo II

Clientes com pele clara e cabelos loiros ou castanhos claros e olhos claros. Podem sofrer queimaduras solares graves rapidamente.

A pele fica bronzeada com dificuldade.

Esse tipo de pele também é sensível ao Sol. É um tipo de cor de pele encontrado com frequência no sul e sudeste do Brasil.

Fototipo III

Clientes com pele clara ou ligeiramente morena. Cabelos castanhos e olhos castanhos.

Podem sofrer queimaduras solares moderadas. Bronzeiam-se progressivamente e apresentam sensibilidade normal ao Sol.

É um tipo de cor de pele muito encontrado no sudeste do Brasil.

Fototipo IV

Clientes com pele morena ou bronzeada. Cabelos castanhos ou pretos e olhos castanhos ou pretos.

Podem sofrer queimaduras solares leves e bronzeiam-se com facilidade.

Possuem sensibilidade normal ao Sol.

Fototipo V

Clientes com pele morena, cabelos e olhos pretos.

Raramente sofrem queimaduras solares. Bronzeiam-se muito facilmente.

São pouco sensíveis aos efeitos do sol.

Fototipo VI

Clientes com pele negra, cabelos e olhos pretos.

Nunca sofrem queimaduras solares e bronzeiam-se profundamente.

Quanto menor o fototipo do cliente, ou seja, quanto mais clara a pele, maiores devem ser os cuidados com relação ao uso do filtro solar e exposição ao sol, já que esses clientes apresentam mais sensibilidade as agressões causadas pela radiação ultravioleta.

É aconselhável que as pessoas com fototipos de pele I e II tenham cuidado ao ir à praia ou ao fazer exercícios físicos ao ar livre, sendo sempre indicado o uso diário de filtro solar, com amplo espectro de proteção contra os raios UVA e UVB, além do uso de proteção física como bonés, chapéus e camisas.

[Atualização 20/08/2019]

(algumas informações foram retiradas daqui)

Eliana Giaretta

Sócia proprietária da Academia Brasileira de Micropigmentação, escola com metodologia de ensino Européia para formação de técnicos com excelência em micropigmentação. Representante comercial da Electrik Ink e desenvolvedora das cores para a marca e autora do livro "Dermopigmentação - Arte e Responsabilidade"

Deixe uma resposta

error: