Fototipo é uma classificação numérica para a coloração da pele em reação à exposição solar. O fototipo é definido pela genética da pessoa e a classificação mais famosa dos fototipos cutâneos é a escala de Fitzpatrick.
Através desta escala é possível classificar os indivíduos de acordo com a reação que ela apre-senta quando exposta ao sol.
Conhecendo esta escala podemos usá-la para definir técnicas de colorimetria para sabermos qual o melhor pigmento para aquela pele e evitar as terríveis sobrancelhas fantasias (roxas, verdes, azuis, laranjas etc.).
Conheça abaixo algumas das características principais de cada fototipo.
Fototipo I

São os clientes com pele muito clara, cabelos ruivos ou loiros e olhos claros. Podem sofrer queimaduras solares graves muito rapidamente.
A pele nunca bronzeia. Esse tipo de pele é muito sensível ao sol, pois pode sofrer queimaduras graves, fica vermelha e inchada. É um tipo de cor de pele muito encontrado no sul do Brasil.
Fototipo II

Clientes com pele clara e cabelos loiros ou castanhos claros e olhos claros. Podem sofrer queimaduras solares graves rapidamente.
A pele fica bronzeada com dificuldade.
Esse tipo de pele também é sensível ao Sol. É um tipo de cor de pele encontrado com frequência no sul e sudeste do Brasil.
Fototipo III

Clientes com pele clara ou ligeiramente morena. Cabelos castanhos e olhos castanhos.
Podem sofrer queimaduras solares moderadas. Bronzeiam-se progressivamente e apresentam sensibilidade normal ao Sol.
É um tipo de cor de pele muito encontrado no sudeste do Brasil.
Fototipo IV

Clientes com pele morena ou bronzeada. Cabelos castanhos ou pretos e olhos castanhos ou pretos.
Podem sofrer queimaduras solares leves e bronzeiam-se com facilidade.
Possuem sensibilidade normal ao Sol.
Fototipo V

Clientes com pele morena, cabelos e olhos pretos.
Raramente sofrem queimaduras solares. Bronzeiam-se muito facilmente.
São pouco sensíveis aos efeitos do sol.
Fototipo VI

Clientes com pele negra, cabelos e olhos pretos.
Nunca sofrem queimaduras solares e bronzeiam-se profundamente.
Quanto menor o fototipo do cliente, ou seja, quanto mais clara a pele, maiores devem ser os cuidados com relação ao uso do filtro solar e exposição ao sol, já que esses clientes apresentam mais sensibilidade as agressões causadas pela radiação ultravioleta.
É aconselhável que as pessoas com fototipos de pele I e II tenham cuidado ao ir à praia ou ao fazer exercícios físicos ao ar livre, sendo sempre indicado o uso diário de filtro solar, com amplo espectro de proteção contra os raios UVA e UVB, além do uso de proteção física como bonés, chapéus e camisas.
[Atualização 20/08/2019]
(algumas informações foram retiradas daqui)