Eliana Giaretta

Vitiligo, tem tratamento?

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

O que é Vitiligo?

O vitiligo é uma doença autoimune que promove a destruição pelo próprio organismo dos melanócitos, células responsáveis pela produção do pigmento melanina.

“O processo de vitiligo pode ser repentino e estar ligado ao emocional, mas não é a sua causa. O estresse desencadeia a doença em pessoas com predisposição genética”, esclarece a esteticista e cosmetóloga Elizabeth Mesquita , da Academia Brasileira de Micropigmentação.

Tem cura ou tratamento?

Existem métodos terapêuticos que têm demonstrado eficácia, assim como na micropigmentação, que é utilizada no vitiligo para camuflar pequenas áreas, disfarçando a diferença de tom de pele.

Para a camuflagem gerar bons resultados, o paciente tem que estar com as lesões estabilizadas por seis meses e suspender o medicamento para controle da doença pelo menos 30 dias antes de se submeter ao procedimento de micropigmentação. Os resultados são visiveis já na primeira aplicação.

O vitiligo não é contagioso, ocorre com mais frequência em pessoas jovens e não atinge nenhum órgão interno, porém, é devastador no aspecto psicológico e social.

Sua causa não é totalmente esclarecida, mas existem teorias variadas. Independente da origem, os médicos que lidam com essa doença tem a percepção nítida da sua relação com aspectos emocionais. Vários doentes que apresentam vitiligo relatam o aparecimento das primeiras manchas após traumas emocionais significativos. Há ainda uma relação direta entre o estresse e o aumento de número de manchas na pele, pois, em épocas tranqüilas o vitiligo se apresenta controlado e sem manchas novas; após períodos conturbados, as manchas começas a progredir assustadoramente.

Dicas

  1. Evite usar vestuário apertado. Roupa e calçado apertado produz atritos desnecessários. O atrito poderá produzir pequenos graus de inflamação podendo ser o suficiente para desencadear a Vitiligo em outras áreas do corpo.
  2. Se você pratica esportes que exigem cobrir a cabeça, tome muito cuidado, pois o atrito do equipamento para proteção com a cabeça pode desencadear a vitiligo ao redor das protuberâncias ósseas da face.
  3. Se o Vitiligo começar a desenvolver-se nas mãos ou perto das articulações dos pés é possível que a causa do seu aparecimento seja um excesso de estresse. Se conhece as causas desse estresse, deverá começar por tentar reduzi-lo.
  4. Se o estresse não for eliminado ou reduzido, a Vitiligo continuará a desenvolver-se e certamente piorará. A Vitiligo funciona aqui como uma espécie de medidor do seu estado geral de estresse. Alturas de elevado estresse pioram o estado da Vitiligo.
  5. Outra das causas do agravamento do Vitiligo são as alergias na pele. Trabalhar ou permanecer durante longos períodos de tempo em locais e ambientes poluídos poderão piorar a doença. Neste caso, tenha atenção especial à roupa que usam preferindo mangas compridas. Se o seu local de trabalho for demasiado poluído será importante pensar em mudar de trabalho.

Não deixe de agendar uma avaliação, converse com a profissional, tire suas dúvidas e melhore sua autoestima.

Estamos te aguardando.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Eliana Giaretta

Sócia proprietária da Academia Brasileira de Micropigmentação, escola com metodologia de ensino Européia para formação de técnicos com excelência em micropigmentação. Representante comercial da Electrik Ink e desenvolvedora das cores para a marca e autora do livro "Dermopigmentação - Arte e Responsabilidade"